Novembro azul e o câncer de próstata

Novembro Azul Pet e o câncer de próstata em cães e gatos

Novembro Azul Pet e o câncer de próstata em cães e gatos

O Novembro Azul é uma campanha que costuma mobilizar ações de conscientização da população sobre o câncer de próstata, uma doença que ainda é fatal para muitos homens. Anualmente, milhares de pessoas ao redor do mundo se unem em prol dessa causa, promovendo eventos, palestras e ações educativas.

Mas essa realidade também afeta os animais e fez com que surgisse o Novembro Azul pet. Ainda que a ocorrência desse tipo de câncer em animais de estimação seja baixa, é importante que os tutores entendam a necessidade de fazer exames em gatos e cães.

Leia nosso post e saiba mais sobre o câncer de próstata em pets e como agir de forma preventiva. Cuide sempre da saúde de seu bichinho! A relação entre humanos e seus animais de estimação é profunda, e cuidar da saúde deles é uma extensão do nosso próprio cuidado.

 

Câncer de próstata em pets

 

Quais são os dados sobre o assunto?

Não há dados oficiais no Brasil, porém, registros dos Estados Unidos indicam um percentual inferior a 1% de câncer de próstata em cães. É interessante notar que, em muitos casos, as pesquisas sobre saúde animal podem refletir tendências e padrões que também se aplicam aos humanos.

Contudo, quando a doença é agressiva, o câncer de próstata apresenta grande potencial de metástase. Dessa forma, fica mais difícil controlar o problema, sendo a média de sobrevida de seis meses. Essa média aumenta para um ano quando o diagnóstico é realizado precocemente. Logo, a rapidez no tratamento pode ser a diferença entre a vida e a morte!

 

Câncer de próstata em gatos

 

Como prevenir o câncer de próstata em pets?

Há um entendimento que relaciona o câncer de próstata em pets a irregularidades entre os hormônios progesterona e estrógeno. Dessa forma, a castração pode ajudar a prevenir contra a doença. Além disso, uma alimentação balanceada e exercícios regulares podem contribuir para a saúde geral do pet, reduzindo os riscos de diversas doenças.

A veterinária Débora Sargiani recomenda fazer a castração até os sete meses de idade, antes que o pet alcance a puberdade. Esse procedimento também evita outros problemas, como:

  • Infecção da próstata;
  • Abcesso prostático;
  • Cisto prostático;
  • Hiperplasia Prostática Benigna.

 

Outra forma de prevenção é a realização de exames periódicos. Paulo Corte, membro da Comissão de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, recomenda um período de seis meses, e os exames devem ser de imagem e clínicos, como a análise da próstata, principalmente em pets com mais de sete anos. Acompanhar a saúde do bichinho regularmente é uma forma de garantir seu bem-estar e longevidade.

 

Novembro azul e os pets

 

Quais são os sintomas da doença?

Geralmente, os tutores não percebem os sinais do câncer de próstata em pets. Mas você deve ficar alerta a estes sintomas:

  • Micção constante;
  • Perda de apetite;
  • Constipação;
  • Tenesmo urinário (o bichinho se esforça para urinar e não consegue);
  • Febre;
  • Bolo fecal com formato irregular;
  • Urina com sangue;
  • Corrimento pela uretra;
  • Dor no abdômen;
  • Andar enrijecido.

 

Novembro azul pet

 

Como é feito o diagnóstico?

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, vai ser melhor. Para a realização do diagnóstico, os exames necessários são:

  • de sangue;
  • de urina;
  • biópsia (citológico, histológico);
  • palpação retal;
  • ultrassom;
  • radiografia.

 

Os exames, em conjunto com a avaliação dos sintomas, revelam a situação do animal e qual o tratamento mais adequado. Ressalta-se que a tecnologia tem avançado muito e hoje em dia existem equipamentos de ponta que auxiliam os veterinários nesse diagnóstico.

 

Câncer de próstata em cães

 

Qual é o tratamento para câncer de próstata em pets?

Quando há infecções, o veterinário usa geralmente antibióticos por um longo período, sendo o período mínimo de quatro semanas.

No caso de cistos e abscessos, o profissional drena as lesões e realiza a castração acompanhada de antibioticoterapia. Se ficar confirmada a Hiperplasia Benigna, a castração é o tratamento indicado.

Se o câncer de próstata for confirmado, é necessária uma delicada cirurgia para retirar a glândula, já que a uretra atravessa a próstata. Também pode ser usada a radioterapia/quimioterapia para um controle local do problema. Mas é bom lembrar que, em muitas situações, não é possível reverter o quadro do animal.

Então, ainda que não seja frequente, o câncer de próstata pode ocorrer e ser fatal para os pets. Não descuide da saúde de seu bichinho de estimação. Lembre-se: a saúde animal é tão crucial quanto a humana, e a prevenção é a melhor forma de cuidado. E aproveite o Novembro Azul pet para aprender mais e conscientizar seus amigos que criam cães e gatos.

Conheça bons planos de saúde para pets! Assim, você poderá cuidar da saúde de seu animalzinho de forma completa. Já que a prevenção é sempre o melhor remédio, um bom plano de saúde pode ser a chave para garantir a melhor qualidade de vida para seu bichinho!